Funcionamento:
Esta estrutura teve origem no 1-3-1-2, tendo como objectivo reforçar o meio campo, melhorando a distribuição do espaço e dos elementos nesse espaço de jogo. Assim, teremos 1 guarda-redes, 3 defesas, 2 médios centros e 1 avançado.
Existem dois defesas laterais, podendo ter características ofensivas e defensivas, dependendo do nível físico-técnico-táctico dos jogadores. O defesa central actua com grande sentido das coberturas, e dando início ao jogo de ataque. Dados que existem dois médios, um deles terá funções mais defensivas e o outro com funções mais ofensivas, jogando um ao lado do outro. O avançado deverá ter muita mobilidade, grande facilidade para desmarcações de apoio e de ruptura, bom nível para jogar de cabeça, boa velocidade e grande capacidade de remate.
Esta estrutura oferece uma maior solidez defensiva ao permitir que os elementos estejam mais juntos no terreno de jogo. É mais semelhante com o futebol 11, com dois laterais que se incorporam no ataque, dois médios centros com funções muito parecidas ao futebol 11, e um avançado que joga mais isolado.
Vantagens:
• Maior semelhança com o funcionamento táctico do futebol 11;
• Melhor distribuição de espaços e elementos da equipa;
• Melhora a eficácia defensiva;
• Melhora a posse de bola pois não existem excessivas distâncias entre colegas;
• Maior possibilidade de aproveitar espaços livres nos contra-ataques.
Desvantagens:
• Em situação de ataque, podem existir poucas ajudas ao avançado se esta estrutura de jogo não estiver bem automatizado;
• Exige um maior trabalho táctico para coordenar as acções colectivas.
Está mais vocacionado para utilizar em jogadores de 10-11 anos pois exige uma maior capacidade de assimilação de conceitos tácticos.
Sem comentários:
Enviar um comentário